Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Valorização feminina na zona rural e no mundo. É o que propõe um grupo formado majoritariamente por mulheres, entre elas donas de casa, agricultoras, artesãs e aposentadas que vivem na localidade de Campo da Pedra, Interior do município de Dilermando de Aguiar. No último domingo, elas inauguraram uma biblioteca antecipando a data alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje.
O espaço - um imóvel até então ocioso à beira de uma estrada de chão batido - ganhou cor, prateleiras de livros, uma rede de ajuda e troca de informações e infinitas possibilidades que fomentem romper fronteiras geográficas e culturais.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos (Diário
O local onde ocorrerão os encontros, cerca de 40 km de Santa Maria, foi sede da antiga Escola Napoleão Cezimbra, onde muitas integrantes do grupo já estudaram. São cerca de 50 mulheres de diferentes faixas etárias. Embora a maioria tenha atividades domésticas e ligadas ao campo, algumas exercem outras funções na área urbana. O mesmo grupo, que já vem há algum tempo unido já desenvolveu um projeto de reflorestamento na comunidade e fez uma viagem e á Gramado, na Serra Gaúcha, na companhia dos filhos. Para muitas, foi a primeira viagem da vida.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Projeto busca doação de absorventes a mulheres em vulnerabilidade social
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Eduardo Ramos (Diário)